CARTA ABERTA- Esclarecimentos COVID-19

 
CARTA ABERTA- Esclarecimentos COVID-19

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Pois bem, a realidade infelizmente bateu a nossa porta, muito vem sendo debatido no que podemos fazer para o enfrentamento de tal doença, ou seja, qual a competência do Presidente da República, do Governador do Estado, ou, como em nosso caso, do Prefeito para que possamos proteger a população local, evitando assim, a contaminação de nosso povo. O STF (Supremo Tribunal Federal) definiu que os governadores e prefeitos podem definir os serviços essenciais que podem funcionar durante o período da pandemia. Antes, somente um decreto do presidente poderia fazer a definição. Então, pelo entendimento atual o Executivo Municipal tem competência concorrente para estabelecer medidas na área da Saúde visando o combate ao COVID-19. Pelo texto da norma, autoridades poderão adotar restrições excepcionais e temporárias durante a pandemia.

Neste entendimento, vários Estados e Cidades estão tomando as medidas que entendem necessárias, conforme sua realidade local. Temos como exemplo, a Cidade de Pinhalão ? PR., limítrofe de nossa querida Japira ? PR., que está realizando a aferição de temperatura das pessoas ao entrarem na área urbana da Cidade.

A Cidade de Tomazina ? PR., através do provedor do hospital, realizou a reforma em uma de suas alas, criando o setor para atendimento dos que se apresentam com sintomas do COVID-19. A Cidade de Jaboti ? PR., realiza controle dos cidadãos que entram em seu município.

Ou seja, cada cidade, através de seu Prefeito, vem tomando os devidos cuidados para a proteção de sua população. Em nossa Japira ? PR., foi instituído através do Decreto nº. 014/2020, o Comitê Gestor do Covid-19 com o objetivo de contingenciamento e de enfrentamento do Coronavírus.

Muito temos sido cobrados pela população japirense a respeito da transparência do poder público em relação ao combate, como as medidas que estão sendo tomadas para o enfrentamento em nosso Município. Através desta nota, esclarecemos que o poder legislativo não pode tomar decisões que são unicamente de cunho do executivo, como o controle da entrada do município, a implantação de barreira para que se realize a aferição de temperatura, por exemplo, pois tais atribuições somente podem ser realizados por quem ocupa o cargo de Prefeito Municipal. Na sessão ordinária de 22 de Junho de 2020, a Presidência da Câmara Municipal de Japira ? PR., enviou o requerimento nº. 09/2020, postulando ao Prefeito informações a nível de esclarecimentos, como, quantos termômetros temos em nossa rede municipal de saúde, quais funcionários estão designados para tal aferição, dados a respeito do enfrentamento, tudo visando dar maior transparência a população que não pode estar as cegas em um momento como esse.

Em tal momento mundial em que vivemos, único em nossa história, com familiares chorando a perda de seu semelhante, tal doença jamais poderá ser motivo de desânimo, é hora de levantarmos a cabeça e acreditar no futuro. O Covid-19 chegou em nosso município, e é nesse momento em que devemos deixar de lado interesses e paixões pessoais e andarmos de mãos dadas, e é nesse sentido que esta Câmara de Vereadores de Japira ? PR., vem comunicar ao povo japirense que está lutando para obter maiores informações, não podemos ficar as escuras, e mais do que isso, necessitamos de atitudes efetivas do Executivo Municipal, visando a segurança de nossa população. Não podemos somente ficarmos inerte a espera de que os casos subam para que se tome atitudes.

ARQUIVOS

 
DADOS DA CAMARA
77.774.461/0001-46
CÂMARA DE JAPIRA
ENDEREÇO
Endereço: FRANCISCO PEDROSO DA LUZ , SNº
CENTRO - JAPIRA/PR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Manhã: 08:00 as 12:00

Tarde:13:00 as 17:00

E-MAIL/TELEFONE
camarajapira@uol.com.br
(43)3555-1496